Slow fashion, em português, significa “moda lenta”. Então, como o próprio nome já indica, trata-se de uma abordagem que contrapõe o fast fashion (“moda rápida”).
Isso porque a indústria da moda acelerada causa diversos impactos socioambientais negativos, frutos da utilização desmedida dos recursos naturais, poluição exagerada, exploração dos trabalhadores e muitas outras questões.
Portanto, a moda lenta trabalha com uma concepção de que a qualidade dos produtos é mais importante do que a quantidade. Da mesma forma, deve-se dar preferência à produção local em detrimento do modelo globalizado.
Então, para que isso seja possível, foca-se na redução do caminho percorrido pela roupa até o consumidor final, a partir de uma fabricação em média e pequena escala.
O que é o slow fashion: confira as principais características desse tipo de moda sustentável
O slow fashion surgiu como uma forma mais sustentável de se fazer moda, levando em consideração aspectos socioambientais. Por isso, são priorizadas coleções pequenas, valorização da mão de obra, durabilidade e preocupação com o meio ambiente.
Sendo assim, entenda melhor sobre as principais características dessa abordagem a seguir!
Valorização da produção local
Uma das características mais marcantes do fast fashion é a exploração do trabalho e dos recursos humanos em países menos desenvolvidos, onde a mão de obra é barata e as leis trabalhistas pouco protetoras.
Por isso, o slow fashion luta contra esse tipo de malefício da globalização priorizando a produção local.
Dessa forma, valoriza-se os pequenos produtores e empodera os funcionários oferecendo-lhes melhores condições de trabalho.
Processos mais transparentes
Como o modelo de produção da moda acelerada envolve diversas práticas desonestas e que geram impactos negativos tanto ao meio ambiente quanto à sociedade, os processos de produção que seguem essa linha são muitas vezes omitidos.
Então, outro diferencial do slow fashion é a maior transparência das operações produtivas, informando de forma clara a origem das matérias-primas e as condições de trabalho impostas aos funcionários.
Menos intermediação entre produtor e consumidor
Diminuir o volume de intermediadores no processo de comercialização de mercadorias aproxima consumidores de produtores.
Sendo assim, obtém-se uma vantagem muito interessante: com o estreitamento desse vínculo, os fabricantes sentem uma responsabilidade maior em produzir com qualidade, pois sentem o público mais próximo.
Além disso, os consumidores criam uma noção de comunidade e pertencimento a um grupo que compartilha os mesmos valores e ideais.
Vida útil prolongada
Para que a indústria da moda funcione nos moldes atuais, a partir de uma produção desenfreada, as marcas precisam incentivar o consumo exagerado dos clientes.
Portanto, uma das formas de fazer isso é lançando novas coleções assim que as anteriores atingirem um nível alto de popularidade. Assim, cria-se um sentimento constante de insatisfação e desejo por novos produtos.
Além disso, as roupas do fast fashion são fabricadas dentro do conceito de “obsolescência programada”. Ou seja, é como se elas já tivessem uma “data de validade”, para que durem apenas o suficiente para você precisar de uma reposição.
Sendo assim, as marcas slow fashion, como a ARA, elaboram coleções atemporais e de alta qualidade. Dessa forma, você poderá curtir as suas peças por muito tempo, sem a pressão social de renovar o guarda-roupas constantemente.
Conheça melhor a origem do movimento
A indústria da moda passou por diversas transformações na última década. Uma delas é o aumento do número de marcas que rejeitam os modelos praticados no fast fashion, e optam por maneiras mais sustentáveis de fazer roupas.
Por isso, o termo slow fashion surgiu de forma natural, quando Kate Fletcher, consultora do Center for Sustainable Fashion, o utilizou pela primeira vez em seu livro “Sustainable Fashion and Textiles: Design Journeys”, em 2008.
A partir disso, várias marcas trabalharam para se adaptar ao conceito e muitas outras surgiram seguindo essas diretrizes desde o começo.
Em contrapartida, o termo fast fashion surgiu há aproximadamente 20 anos, a partir da aceleração do ciclo de tendências.
Por que adotar o slow fashion?
Priorizar marcas de slow fashion é uma atitude muito eficaz para que seja possível transformar os hábitos de consumo modernos. Além disso, é uma abordagem que gera diversos benefícios socioambientais.
Sendo assim, para o meio ambiente, a moda lenta reduz a quantidade de resíduos descartados e o nível de exploração dos recursos naturais, principalmente aqueles que não podem ser repostos.
É preciso também ressaltar as vantagens aos consumidores, que passam a contar com produtos mais duráveis, se livram da culpa de contribuírem com um sistema cruel e experienciam uma relação mais honesta com as marcas.
Como praticar o slow fashion: dicas para quem deseja adotar a tendência
Se você se identificou com o conceito de slow fashion existem diversas maneiras de adotar a tendência. Basta ficar atento e mudar alguns hábitos no seu dia a dia.
Portanto, o primeiro passo pode ser procurar produções locais próximas de você. Dessa forma, você se torna menos refém das grandes marcas e valoriza os empreendimentos que se preocupam com as causas socioambientais.
Além disso, priorize roupas de alta qualidade, que não precisarão ser substituídas em pouco tempo.
Também é importante dar preferência para tecidos naturais e fibras ecologicamente corretas e biodegradáveis, sempre evitando ao máximo matérias-primas como plástico e outros derivados do petróleo.
Comece agora a adotar o slow fashion
Como você viu, o slow fashion é uma resposta aos processos destrutivos praticados pela indústria da moda rápida. Por isso, trata-se de uma forma muito efetiva de diminuir os impactos ambientais causados pelos hábitos de consumo atuais.
Pensando nisso, a ARA representa uma maneira de se conectar com a sua essência por meio de peças de roupa inspiradas na natureza, na yoga e na astrologia, ferramentas essenciais para a ampliação do autoconhecimento.
Portanto, nossas coleções seguem uma linha atemporal e minimalista, priorizando a produção sustentável de itens confortáveis e estilosos.
Sendo assim, visite o nosso site e fique por dentro de todos os lançamentos exclusivos.
E para se inspirar em um estilo de vida leve e com mais significado, siga o perfil da ARA no Instagram!